quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Meu trigésimo terceiro mês de dezembro

Eis que chega o dia 18, dia em que comemoro o meu trigésimo terceiro mês de dezembro, isso contando com os treze dias restantes de 82, que me faz voltar no tempo e lembrar de momentos inesquecíveis. Comemorar o aniversário dois dias depois que o meu genitor completa ano é algo meio complicado, sim, complicado porque ele abria mão do seu dia para comemorar o meu, então, lá em casa sempre se comemorava o 18, e nunca o 16. Sempre ia na venda de Tonho, vizinho de casa, comemorar o nosso aniversário, meu pai com sua inseparável Antárctica, e eu, com meu velho guaraná. As festinha sempre eram regadas a muito salgadinho, bolo e refrigerantes, mas não podia faltar aquela velha cajuína, que toda criança amava, principalmente acompanhada de um bolo de bacia. Esperar a hora de abrir os presentes também era algo especial, as vezes chegando a ganhar três presentes iguais, mas não importava, afinal, eram três presentes. 

Como esquecer a presença dos amigos, claro, eram poucos, porque só os primos já dava pra fazer uma festa, família grande é assim mesmo, sempre unidos, ou pelo menos na hora da comida. Mas tínhamos sim grandes amigos, amigos que sempre estavam ali, sempre dividindo os momentos de sua vida com você, fosse no momento de alegria ou de dor. O tempo vai passando, vamos ficando mais velhos, de criança fica apenas as lembranças, e alguns presentes que guardamos até hoje. Os amigos também foram crescendo, e alguns até deixando o bairro, a cidade, ou até mesmo o estado. Assim é a vida, a barba cresce, arrumamos namorada, depois casamos, temos filhos, fazemos novos amigos, (sem esquecer dos antigos), e começamos a viver uma nova vida, mas sempre comemorando o 18 de dezembro.

É verdade que hoje é muito diferente de outrora, a mesa farta de salgados e doces naquela época era coisa fantástica, pronta para ser deliciada por todas as crianças presentes na festa, ganhar brinquedo era o mais importante, apagar a vela para depois começar as brincadeiras não tinha preço. Nos dias atuais, posso dizer que isso tudo ainda faz parte de algumas pessoas, mas podemos dizer que a mesa de salgados pode ser substituída por uma taça de vinho acompanhada de um bom queijo, que o brinquedo pode ser substituído por um bom perfume, ou até mesmo por uma garrafa de um bom 12 anos, mas as brincadeiras ainda continuam a tomar conta de nós, principalmente quando estamos reunidos com grandes e velhos amigos. Nesse dia tão especial para mim, o que eu mais desejo é ser feliz junto com minha família e quem sabe, ganhar um milhão de amigos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário